Orgulho e Preconceito e Zumbis

segunda-feira, 22 de março de 2010

ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS
Jane Austen e Seth Grahame-Smith
Editora Intrínseca


Antes de começar o post, tenho que confessar uma coisa: sim, quando li "zumbis" no título torci a cara para o livro. Zumbis? Fala sério! Mas a curiosidade tomou conta... e depois de ouvir muitos elogios, resolvi dar uma oportunidade (afinal, também tinha torcido o nariz para os vampiros e hoje sou uma Team Edward e fã da Stephenie Meyer, então...). A história original do livro continua a mesma, mas o autor conseguiu inserir os zumbis no meio e contextualizá-los de uma maneira que deixa você de queixo caído, além da grande criatividade e das excelentes sátiras dele. É uma espécie de paródia inteligente e aposto que quem pegar o original da Jane Austen para ler depois vai sentir falta dos zumbis. Bem-humorado e criativo o autor mostra que podemos dar muitas risadas com esse romance cujo original foi publicado em 1813.

“É uma verdade universalmente aceita que um zumbi,
uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros.”


Assim começa Orgulho e preconceito e zumbis, uma releitura trash do popular romance de Jane Austen. A abertura dessa cultuadíssima versão de Seth Grahame-Smith para a obra do século XIX já destaca as surpresas geradas pela praga misteriosa que se abateu sobre os campos aristocráticos do Sul da Inglaterra, onde os defuntos estão retornando à vida e partem crânios de pessoas comuns para devorar seus miolos.

No romance clássico, a autora iniciava a saga das casadouras irmãs Bennet com o aviso:“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa.” Agora, porém, no tranquilo vilarejo de Meryton, nossa heroína, a guerreira Elizabeth Bennet, treinada nos rigores das artes marciais, está determinada a eliminar a ameaça zumbi. Até que sua atenção seja desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. Ela conseguirá superar os preconceitos sociais dos grandes aristocratas ingleses, tão ciosos e orgulhosos de seus privilégios?

Grahame-Smith transfigura as famosas passagens do texto de Jane Austen numa deliciosa comédia de costumes. Além dos embates civilizados e repletos de cortesia entre o casal de protagonistas, inclui batalhas violentas, em confrontos cheios de sangue e ossos quebrados. Conjugando amor, emoção e lutas de espada com canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e preconceito e zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em outra história fascinante.
.
Eu li o original (sem os Zumbis) antes de ler esse. Não esperava que ele conseguisse contextualizar os zumbis e menos ainda que a história continuasse a ser tão interessante e agora também divertida. Começo a imaginar outros livros que já li... e as possibilidades de inserir neles seres mitológicos, místicos... Muito inteligente a sacada dele. Nota 10.

Comments

One response to “Orgulho e Preconceito e Zumbis”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

humm tava pensando em comprar esse livro, mas achei a capa estranha, gostei da resenha, deu vontade de ler

Postar um comentário

 
Livros Rocks. Citrus Pink Blogger Theme Design By LawnyDesignz Powered by Blogger Distribuído por Templates